GOLDDUST TERRIER
O primeiro Golddust apareceu logo após os primeiros Biewers tricolor, e foi inicialmente registrado na Alemanha nos livros de pedigree como o “Biewer White Gold”. Embora a cor era muito atraente e interessante era entendido apenas que o Biewer não tinha a cor correta do Yorkshire Terrier e que o Golddust não era a cor correta para o padrão do Biewer Yorkshire Terrier a la Pom Pon e eles foram banidos.O Golddust Yorkshire Terrier não é uma nova raça.
Resumo Histórico
Ao longo dos anos a cor Golddust continuou aparecendo. Kirsten Sanchez-Meyer, uma professora de biologia genética que vive na Alemanha, tinha visto o “Biewer White Gold” e gostou muito deles. Ela estava muito interessada na mutação do gene recessivo e queria estudar para saber mais sobre a mutação de cor do Golddust. A cor é produzida pelo Golddust é uma mutação genética na pele. A mutação do Golddust ocorre quando Eumelanin (cor preto, castanho) é formada na pele, mas não é visível. O pigmento Phaemelanin (tonalidade da cor dourada) é visível na pele e da à pele a sua cor dourada. Para produzir esta ocorrência de cor ambos os pais de um filhote deve ser um Golddust Yorkshire Terrier (que apresentam o gene), Biewer Yorkshire Terrier ou Yorkshire Terrier que carregam o gene recessivo (mas não demonstram isso na coloração, são portadores).
O Biewer Yorkshire Terrier pode ser um portador do gene e não produzir filhotes com a cor Golddust se nunca for emparelhado com outro portador do gene Golddust. Dois pais Golddust sempre produzirão filhotes Golddust.
Kirsten Sanchez-Meyer sabia que ela teria que fazer como o Senhor Biewer e ter seu próprio padrão criado, a fim de mostrá-los no ringue. Com o compromisso de Kirsten Sanchez-Meyer para esta raça que teve os primeiros filhotes Golddust registrados e reconhecidos na Alemanha. Baron Bellini Butch vom Klosterbach e Sissi Princess vom Klosterbach produziu dois filhotes nascidos Golddust em 14 de outubro de 2007. “Alicia Goldschatz vom Klosterbach e Anjalie Goldschatz vom Klosterbach” foram os primeiros Golddust oficial registrado na Alemanha em 12 de dezembro de 2007. Após os Golddust Yorkshire Terriers serem reconhecidos, clubes registrados ofereceram aos seus membros a oportunidade de mudar o nome em seus documentos de registro de Biewer White Gold para Golddust. Por esta razão, você encontrará os cães mais velhos do que Alicia e Anjalie com papéis originais de Golddust.
O Golddust são aceitos pela maioria dos clubes e Eventos da Alemanha. Kirsten Sanchez-Meyer trouxe Alicia e Anjalie em pistas de exposição em 02/10/2008. Alicia e Anjalie são os primeiros Golddust alemão a entrar em pistas de exposição e ganhar os campeonatos.
A raça já é reconhecida no Brasil
A raça Goldust Yorkshire Terrier já é reconhecida na cinofilia do Brasil pelo Clube Sobraci (Sociedade Brasileira de Cinofilia), no grupo 4 (Cães Terries).
Como nos Biewers a Sobraci foi a primeira a sair na frente no reconhecimento da raça, assim é um grande passo para que venha o reconhecimento das outras cores dos Yorkshire Coloridos.
Agora os criadores da raça Goldust Yorkshire Terrier possuem mais uma grande opção para a divulgação da beleza e do encanto da raça, através de exposições organizadas pelo clube Sobraci, por todo o Brasil.
A raça Goldust Yorkshire Terrier admirada em toda a Europa e América do Norte, agora já é um grande sucesso também no Brasil.
Aparência geral
A de um terrier de pêlo longo, cuja pelagem branca e dourada é repartida na face e da base do crânio à ponta da cauda e pende uniformemente e bastante simples de cada lado do corpo. Devem dar a aparência de vigor e auto-importância.
- Cabeça pequena e bastante plana, o topo do crânio não muito proeminente ou redondo, o focinho não muito longo, a mordedura nem prognatismo, nem ultrapassado e os dentes bem alinhados, a mordedura em tesoura ou torquês é aceitável.
- Focinho é preto.
- Os olhos são de tamanho médio e não muito proeminentes, de cor escura pretos e brilhando com uma expressão inteligente.
- As pálpebras são escuras.
- As orelhas são pequenas, em forma de V, portadas eretas e não muito distantes.
- Corpo bem proporcionado e muito compacto. A parte traseira é bastante curta, o nível da linha traseira, é a mesma altura de ombro.
- Membros e patas, patas dianteiras devem ser retas, os cotovelos nem para dentro, nem para fora. Patas traseiras retas quando vistas por trás, mas são moderadamente angulados quando vistos de lado. Os pés são redondos com unhas pretas. Quintos dedos nas pernas dianteiras podem ser removidos.Cauda um comprimento médio e um pouco maior do que o nível da parte traseira.
- Casaco/Pelagem, qualidade, textura e quantidade da pelagem são de primordial importância. O cabelo é brilhante, fino e de textura sedosa. Brasão no corpo é moderadamente longo e perfeitamente reto (sem ondulações). Pode ser cortado ao comprimento andar para dar liberdade de movimento e uma aparência mais limpa, se desejado. A queda na cabeça é longa, amarrada com um laço no centro da cabeça ou repartidos no meio com dois laços. Pelos da boca são muito longos. O pelo deve ser cortado curto nas pontas das orelhas e pode ser aparado nos pés para lhes dar uma aparência limpa.
temperamento
Os Golddusts parecem esquecidos de seu pequeno tamanho. Este pequeno cão é altamente energético, corajoso, leal e inteligente. Com os proprietários, o Golddust é um companheiro maravilhoso! Animais carinhosos e amorosos, são fáceis de treinar, embora às vezes podem ser um pouco teimosos se os proprietários não lhes derem limites adequados. Quando os proprietários mostram liderança para o Golddust, são muito dóceis e carinhosos e podem ser confiáveis com crianças. Os problemas só surgem quando os proprietários, por causa do tamanho pequeno e bonito, que lhes permitam assumir a casa.
Altura 23 centímetros Peso Até 3,1 kg
Goldudust, como um companheiro, a maioria dos proprietários preferem ter essa raça como um “filhote de cachorro perpétuo”.
CONDIÇÕES DE VIDA
O Golddust é um bom cão para a vida no apartamento. Eles são bastante ativos dentro de casa e vão se dar bem, com ou sem quintal. Exercício e passeios todos os dias irão suprir parte da necessidade de exercícios, no entanto, como acontece com todas as raças, não vão cumprir o seu dever de andarem e sim vão querer correr. Os cães que não recebem incentivos para ir em caminhadas diárias, são mais propensos a apresentar problemas de comportamento. Se os seus Golddust andam ao redor da casa como uma bola, é um sinal de que ele precisa para ir em mais e mais passeios.